Estresse, burnout e depressão e a morte das empresas.

Em tempos de crise e muita pressão por resultados, as empresas precisam pensar no bem estar de seus executivos, em especial as organizações mais enxutas onde os executivos concentram muitas responsabilidades, trabalham mais de 10 horas por dia e ainda ficam antenados pelo watts app e e-mail durante praticamente 24 por dia.

Os motivos para esse estresse são variados, mas podemos destacar alguns:

  1. a tomada de decisão, muitas vezes sem informações suficientes para toma-la com segurança, com certeza está no teto dessa escala. A conhecida solidão do poder faz com esses profissionais decidam sobre temas que podem fazer a empresa crescer ou ter queda em sua atividade. Todos cobram com olhares, perguntas, em reuniões, por e-mail para que o chefe decida sobre isso ou sobre aquilo e, sabe bem ele, que a responsabilidade da resposta não pode ser dividida. Isso causa uma pressão pessoal muito grande e um sentimento de solidão intenso;
  2. o afastamento da família, a não participação no crescimento dos filhos, a cobrança das esposas/maridos e filhos e a pressão da empresa para que entregue o trabalho com muita rapidez, tira desse profissional o sustentáculo da unidade familiar, tão importante na vida de qualquer ser humano;
  3. a falta de férias, ou férias com trabalho, não permite o descanso mental e físico necessários;
  4. o uso de medicamentos para manter-se mais tempo com a atenção concentrada;
  5. a somatização dos problemas e o medo de procurar ajuda médica e ser obrigado a se afastar do trabalho, com risco de ser substituído;
  6. a falta de vagas disponíveis com boa remuneração e a necessidade de se manter no emprego.

Muitos procuram nas academias uma forma de liberar o estresse e estão certos. Os profissionais de educação física, muitas vezes, são os confidentes desses executivos e ouvem suas lamúrias. A resposta é faze-los suar e eliminar pelos poros esse estresse. O problema é que nem sempre o profissional tem apoio da organização para que tenha o tempo necessário para essa prática salutar de esportes e acabam faltando às aulas e até desistindo da atividade física.

Outra solução é o auxílio de profissionais capacitados para a ajudar na gestão do íntimo das pessoas que acabam se tornando parceiros importantes para a sobrevivência com dignidade dos executivos. Há os chamados mentores(atividade que me encanta realizar, mas confesso, é desgastante), as constelações sistêmicas, os tratamentos com terapias alternativas, a prática de atividades que conjugam mente e corpo(tai chi chuan, por exemplo) e outras novidades que surgem diariamente para compor um leque de soluções, se medicamentos, para os estressados.

O importante é que o ser humano esteja bem para produzir e ser feliz no trabalho.

As empresas precisam cuidar para que esse valor inestimável que são os seus profissionais, continuem contribuindo para os bons resultados e desenvolvimento do negócio. Para tanto precisam respeitar suas necessidades básicas de alimentação, saúde e família. Já tive a experiência de propor ao CEO de uma empresa cliente que fosse feito check-up em todo o seu corpo gerencial pois o nível de estresse estava elevado e a empresa em franco crescimento. Ele me respondeu eu não achava importante e que cada devia cuidar de si próprio. Logo em seguida concluí o projeto e deixei a empresa. Soube depois que o resultado dessa e outras atitudes semelhantes, foi a perda de talentos importantes na organização, que buscaram empresas que os valorizasse mais como seres humanos. A empresa chegou em um momento de estagnação ( isso é normal quando o CEO ou dono não percebe que precisa modernizar sua forma de pensar) e começou o inexorável declínio. Hoje está às portas da falência.

Sucesso!

Comentário (2)

  • para de fumar| 29 de dezembro de 2020

    obrigado muito bom este artigo

  • Curso Consultor Internacional| 27 de abril de 2021

    Grato por compartilhar seus conhecimentos, adorando as dicas de consultoria, pretendo seguir carreira internacional. Quando puder visita la nosso site também. Parabéns pelo seu trabalho, sucesso.

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado.