A expressão feedback ficou muito contaminada por interpretações equivocadas do que seja realmente. Outro dia uma executiva discutiu com o CEO da empresa e me disse: “Dei um feedback forte para ele”. Em verdade ela só discutiu com o chefe e não deu feedback algum.
Feedback é realimentar o processo, repito O PROCESSO. Funciona assim: determinado processo está sendo feito pelo colaborador, você previamente orientou sobre os passos a dar e acompanhou o desenrolar do trabalho. Concluído o trabalho você senta com o colaborador e faz uma análise dos passos dados. Elogia os bons e ajusta os que não foram bons. Ele refaz o processo e você faz novo feedback depois disso. Tudo com registro e fatos claros e inteligíveis. Sem estresse e com leveza, como ensina Ítalo Calvino.
Resultado: os pontos elogiados serão reforçados e repetidos pelo colaborador e os pontos ajustados serão melhorados da próxima vez.
O que NÃO É feedback: “E ai, bom trabalho heim!!!”; “Tá tudo errado!”; “Tá tudo ótimo!”; “Vai fazendo que tô de olho!” e outras coisas semelhantes. O feedback exige metodologia clara e objetiva. As frases acima são apenas formas de animar ou desanimar pessoas e não realimentam nenhum processo.